sexta-feira, 1 de maio de 2009

Alentejanos contra refinaria de petróleo

"Várias associações ambientalistas portuguesas e espanholas lançaram este mês uma petição contra a construção de uma refinaria de petróleo na província de Badajoz. O documento, que será enviado ao Parlamento Europeu, Assembleia da República portuguesa e Parlamento espanhol, visa sensibilizar o poder político e a opinião pública para os impactos negativos que se prevêem vir a existir para Portugal e Espanha caso avance o projecto. "A construção da refinaria é altamente nefasta, quer para a Estremadura espanhola, quer para o território português, em especial para as zonas raianas do Alentejo", alerta Nuno Sequeira, da associação ambientalista Quercus. O eurodeputado Miguel Portas e a deputada Alda Macedo, ambos do bloco de esquerda, estão entre os primeiros subscritores da petição, que se espera vir a reunir mais de 250 mil assinaturas dos dois lados da fronteira. A Liga para a Protecção da Natureza ou o Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens estão também entre os prootores desta iniciativa."

Jornal Expresso, 01 de Maio de 2009


A construção da refinaria Balboa afectará todo o sudoeste da Península Ibérica, colocando em perigo a Extremadura, Andaluzia, Alentejo e Algarve e o Caminho de Santiago. A refinaria irá danificar a qualidade ambiental e obstruirá o dsenvolvimento sustentável destas regiões.
Ambientalistas de Espanha e Portugal consideram que uma refinaria no interior do país a 200 km do mar, não faz qualquer sentido e contraria a política energética europeia de maior aposta nas energias renováveis e na eficiência energética em detrimento do uso de combustíveis fósseis.
Tendo localização na bacia hidrográfica do Guadiana, afectará a qualidade da água, com reflexos negativos nos aquíferos e no solo.


Para os mais interessados: A petição contra a refinaria na Extremadura espanhola já se encontra on-line. A mesma pode ser lida e assinada através do seguinte endereço:

http://www.peticao.com.pt/refinaria-estremadura

Sem comentários:

Enviar um comentário