sábado, 23 de maio de 2009


Boas notícias para os turistas, más notícias para o ambiente e para os residentes!

Quem não conhece o paraíso português que são os Açores? Belezas naturais inigualáveis, lagoas, quedas de água, vida marinha, flores a emoldurar cada recanto…enfim, um verdadeiro paraíso terrestre! Mas o estatuto de paraíso atribuído por esta orgulhosa açoriana e por mais uns milhares de residentes e visitantes, não salva este belo recanto do Planeta de sofrer as consequências do que todos nós temos vindo a fazer ao nosso Ambiente!
Foi publicado em vários jornais, sendo um deles o Correio dos Açores, a notícia de um estudo apresentado num workshop em Junho de 2004 intitulado “Clima e Meteorologia dos Arquipélagos Atlânticos e Mudanças Globais do Clima”, que nos traz números para o futuro. O estudo baseado em simulações que têm como parâmetros os níveis actuais de emissão de gases para a atmosfera, revela que em a temperatura nos Açores pode subir entre um e dois graus nos próximos 100 anos! Mas mesmo sendo preocupante, devido aos efeitos negativos do aumento de temperatura o estudo revela ainda que os Açores e a Madeira (outra maravilhosa pérola do Oceano!) são as zonas do país onde o aumento de temperaturas será mais baixo durante este século. O cenário é por isso mais negro no continente, onde as temperaturas poderão subir entre três a sete graus centígrados! Os termómetros poderão subir em certos sítios em Portugal até 9 graus até 2100!
Embora o cenário pareça distante, a verdade é que já o estamos a viver nem que seja em pequena escala. Como todos sentimos no Verão, as temperaturas estão de facto a aumentar cada vez mais em Portugal!
Embora a muito curto prazo estas sejam boas notícias para os turistas que procuram as nossas águas quentes e praias calmas. A longo prazo a situação é deveras preocupante. A realidade está aí, para quem a quiser ver, e não num futuro longínquo!
Que efeitos terão as subidas de temperatura e dos níveis das águas dos mares nos Açores ainda não sabemos. A vida marinha abundante de certo se ressentirá. As lapas já em vias de extinção (por motivos alheios à subida de temperatura) poderão não resistir. Mas sobre isso o estudo já não se alarga, dizendo apenas que os efeitos são ainda desconhecidos.
Mas, pelo sim pelo não, porque não visitar o paraíso açoriano enquanto o Homem ainda não o “derreteu”, e ver as belezas que valem a pena ser protegidas?

Sem comentários:

Enviar um comentário