" A associação ambientalista Quercus lamentou ontem que o parecer do Governo sobre a refinaria Balboa (Espanha) tenha ficado "aquém" das suas expectativas, considerando que o documento foi a forma de Portugal "mostrar o seu desacordo sem ser indelicado". O dirigente Francisco Ferreira explicou que os ambientalistas não esperavam "apenas" um pedido de remodelação do projecto ou de mais explicações, mas uma "recusa clara" da viabilidade da construção no local pretendido, no município de Los Santos de Maimona, a 50 quilómetros de Barrancos.
Apesar de classificar com "positiva" a consideração das preocupações que as associações levantaram - os riscos para a bacia hidrográfica do Guadiana -, o responsável disse que o reconhecimento de potenciais impactos negativos por parte do Ministério do Ambiente significa que a localização escolhida devia ser "pura e simplesmente descartada". Para a Quercus, pedir a remodelação do projecto é "adiar o problema" e "dizer que existe uma preocupação legítima", deixando às autoridades espanholas a ponderação política das preocupações.
Ainda assim, a associaçãodiz perceber que o executivo nacional esteve numa situação política "complicada" e não quis ferir susceptibilidades."
in Diário de Notícias
Quarta-feira, 6 de Maio de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário