Os EUA estão disponíveis para assinar um acordo sobre o clima até ao fim do ano, disse o enviado especial norte-americano para as alterações climáticas, Todd Stern, à cehgada a Bona, para participar numa reunião sob a égide das Nações Unidas.
" Estamos comprometidos com todas as nossas forças e com fervor no processo de negociação" de um novo acordo multilateral nos próximos meses até à conferêmcia de Copenhaga, onde se discutirá o sucessor do Tratado de Quioto para lutar contra as emissões de gases com efeito de estufa, disse o emissário. "A questão fundamental desta negociação é reflectir sobre acções susceptíveis de guiar os países em desenvolvimento na luta" contra o efeito de estufa.
No sábado, tinha sido a Casa Branca a anunciar a formação de um novo fórum sobre energia e ambiente, que se reunirá em Washington nos dias 27 e 28 de Abril. Foram convidadas 16 das principais economias do mundo (Canadá, Japão, França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Rússia, China, Brasil, Índia, México, áfrica do Sul, Austrália, Indonésia e Coreia do Sul, além dos EUA) e as Nações Unidas, representadas pelo secretário-geral Ban Ki-moon.
A ideia agradou a Yvo deBoer, que considerou o fórum "uma plataforma de discussões muito preciosa e muito útil que deve ajudar a clarificar posições" com vista à conclusão de um novo acordo mundial sobre o clima, em Dezembro, em Copenhaga.
Sem comentários:
Enviar um comentário