A Câmara Municipal de Sintra apresentou ontem os resultados do estudo SIAM Sintra (Scenarios, Impacts and Adaptation Measures), que irão configurar o seu plano estratégico de adaptação e combate às alterações climáticas.
«Avaliámos em diferentes vertentes a questão das alterações climáticas sobre os recursos hídricos, sobre as zonas costeiras, a adaptação nas florestas e a questão da adaptação também sobre a biodiversidade. Aquilo que notámos com este estudo é que as alterações não são tão significativas quanto aquelas que nós esperaríamos que pudessem vir a acontecer», disse o vereador da câmara de Sintra com o pelouro do Ambiente, Marco Almeida, citado pela agência Lusa.
Segundo o responsável, este estudo indica que, dentro de 70 anos, poderá haver «um ligeiro aumento do nível do mar que não tem implicações» directas na costa do concelho.
«O estudo pressupõe o desaparecimento de algum areal ao longo da costa mas não tem nenhum impacto nas localidades que estão próximas do litoral», disse Marco Almeida.
Este projecto teve a coordenação científica de Filipe Duarte Santos e contou com a participação de um conjunto de especialistas nacionais nesta temática que já tinham colaborado no projecto.
in PortalAmbiente online 2009-04-24
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário