A Águas do Algarve instalou recentemente, na estação de tratamento de água (ETA) de Alcantarilha, o ToxProtect64, que consiste num sistema de detecção de toxicidade e alerta online para detectar eventuais alterações da qualidade da água tratada, nomeadamente a presença de agentes potencialmente tóxicos para a saúde humana.
O sistema foi fornecido pela empresa alemã bbe – Moldaenke e a sua instalação decorre no âmbito de um grande projecto europeu de Investigação e Desenvolvimento - o Techneau - em que o Laboratório Nacional de Engenharia Civil está envolvido com o objectivo de estudar e desenvolver metodologias e técnicas para a gestão do risco no tratamento de água para consumo humano.
O equipamento monitoriza, de forma contínua, a actividade de peixes expostos a água filtrada, em escoamento contínuo, através de uma série de instrumentos, que accionarão um alerta no caso de alteração de actividade e/ou de morte dos peixes.
A Águas do Algarve testará o equipamento na ETA de Alcantarilha durante cerca de seis meses. Os resultados obtidos irão ser utilizados para validação e evolução dos sistemas de medição de toxicidade no sector do abastecimento de água para consumo humano, contribuindo para a melhor gestão do risco e para a salvaguarda da saúde pública.
Sem comentários:
Enviar um comentário