quinta-feira, 30 de abril de 2009

EMAC requalificou 650 mil metros quadrados num ano

Um ano depois de ter começado a assumir a responsabilidade pelo serviço de Gestão e Requalificação de Espaços Públicos Verdes Urbanos (EPVU), a EMAC - Empresa de Ambiente de Cascais já plantou 350 árvores e cerca de 15 mil exemplares de espécies herbáceas e arbustivas, numa área superior a 650 mil metros quadrados, distribuída por todas as freguesias do concelho.


As intervenções de jardinagem têm sido realizadas por uma equipa de 72 pessoas, repartidas por 12 equipas contratadas a empresas prestadoras de serviços, tuteladas, fiscalizadas e acompanhadas por técnicos dos espaços verdes da EMAC. Estas acções têm igualmente contribuído para a integração social de jovens, designadamente através da CERCICA (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais), que também tem fornecido plantas herbáceas, arbustivas à EMAC.


No âmbito desta intervenção, a EMAC requalificou jardins, rotundas, separadores centrais, parques infantis e de jogos e sistemas de rega, estando em curso grandes intervenções urbanas de requalificação de espaços exteriores nos Bairros dos Checlos e de São João da Rebelva, ambos em Carcavelos, num investimento global de cerca de 1,5 milhões de euros.


A par da consciencialização da população para a melhoria da qualidade de vida decorrente da renovação dos espaços verdes e de recreio, tem sido promovido o uso eficiente da água na rega, através do desenvolvimento de um programa de poupança do consumo. Nesse sentido, a EMAC tem promovido a requalificação dos sistemas de rega, nomeadamente através da gestão à distância e da experimentação de sistemas de controlo por telegestão.


De forma a sensibilizar a população face à necessidade de manutenção e limpeza desses espaços, a EMAC lança, hoje, uma campanha junto dos munícipes, professores, alunos do 2º e 3º ciclos, empresas e mesmo turistas que contará, entre outras iniciativas, com a distribuição de cinco mil vasos com sementes de petúnia aos cidadãos. No quadro desta campanha, foi também elaborado um guia técnico e didáctico, com informação detalhada sobre as 30 espécies vegetais mais comuns em Cascais, que será distribuído em várias escolas do concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário