A Cascais Atlântico apresentou, hoje, o Portal do Mar de Cascais, uma ferramenta online que reúne dados diversos sobre o mar de Cascais com o objectivo de divulgar toda a informação relacionada com a orla costeira do concelho.
Este projecto surge no âmbito do “AquaSig Cascais”, um instrumento online lançado em 2008 para apoiar o planeamento e a gestão sustentável da orla costeira do município, já disponível na página Web-Sig da Câmara Municipal de Cascais (www.sig.cm-cascais.pt), e que inclui um programa de monitorização do litoral co-financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (2007-2013).
O “AquaSig Cascais” é uma fonte centralizada de informações sobre os elementos naturais e edificados numa área contígua ao concelho de Cascais, até ao limite de quatro milhas ao largo e por uma faixa terrestre até 450 metros, abrangendo os principais ecossistemas, com exclusão das zonas urbanas, urbanizáveis e turísticas.
Na sequência deste e de outros projectos, a Cascais Atlântico associa-se ao Google Ocean, passando a disponibilizar toda a informação georreferenciada neste motor de pesquisa e a partilhar os dados recolhidos a nível internacional. A propósito deste lançamento, António d’ Orey Capucho, presidente da autarquia de Cascais, considera que «este é mais um passo que reflecte o nosso empenho em estar na vanguarda do desenvolvimento sustentável, aproximando ainda mais os cidadãos dos temas que nos são caros, como a protecção da natureza em geral e, neste caso, dos recursos marítimos».
Cascais é, assim, o primeiro concelho do País a investir num sistema de monitorização dedicado exclusivamente às suas águas costeiras e a colocar toda a informação disponível ao público de uma forma simples e de fácil utilização.
Sem comentários:
Enviar um comentário