A British Airways acaba de anunciar uma melhoria na eficiência de carbono na sua frota em 28 por cento desde 1990, reduzindo as emissões de carbono em mais de 60 milhões durante estes 19 anos.
A companhia aérea inglesa estabeleceu um novo objectivo para melhorar a eficiência de carbono de 25 por cento até 2025, comparando com dados de 2005. Isto significa que a British Airways irá reduzir as emissões, passando de 111 gramas de CO2 por Km/passageiro para 83 gramas de CO2 por Km/passageiro.
A British Airways é a única companhia aérea do mundo que tem participado na troca de emissões de carbono – através do esquema voluntário do Reino Unido. Esta foi também a primeira companhia aérea a permitir que os seus passageiros compensem as emissões dos seus voos. Os pagamentos de compensação apoiam projectos de energia limpa na China e no Brasil.
A companhia está ainda a adquirir uma nova geração de aviões, Airbus A380 e Boeing 787 Dreamliner, que permitem uma maior eficiência, entre 17 e 30 por cento, em termos de consumo de combustível e emissões de CO2 relativamente aos aviões em uso. A empresa também patrocina a investigação de combustíveis alternativos e práticas operacionais pioneiras, tais como os sistemas de descida e aproximação contínua e sistemas de aterragem por microondas, que reduzem o consumo de combustível e as emissões de CO2.
Por outro lado, a British Airways está a pressionar a Comissão Europeia para optimizar as rotas de tráfego aéreo de modo a reduzir as emissões de CO2 no espaço aéreo europeu até cerca de 12 por cento. Ao mesmo tempo, a companhia está a trabalhar com universidades e com fabricantes de aviões para aperfeiçoar o conhecimento sobre o efeito das emissões de resíduos dos aviões na alta atmosfera.
Portal Ambiente Online
01/04/2009
Sem comentários:
Enviar um comentário