sábado, 18 de abril de 2009

Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas deverá ser aprovada este ano

Portugal está actualmente a preparar uma proposta para a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas, que deverá ser aprovada ainda este ano, sob a égide da Comissão Nacional para as Alterações Climáticas. Este documento vem na sequência da publicação do Livro Branco, por parte da Comissão Europeia, onde a Europa, particularmente a zona sul, as áreas montanhosas e as zonas costeiras, são apontadas como particularmente vulneráveis aos impactes das alterações climáticas.


O ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, esteve reunido em Praga, de 14 a 15 de Abril, com os seus homólogos da União Europeia (UE), onde foram debatidas as propostas da Comissão Europeia sobre a adaptação à mudança do clima, apresentadas no Livro Branco.


Em comunicado, Nunes Correia observa que «a Península Ibérica deverá ser particularmente afectada pela mudança do clima durante este século, como o atestam vários estudos. O desafio que enfrentamos é o de preparar atempadamente medidas de reposta a várias áreas fundamentais, como a dos recursos hídricos, da saúde, da energia e da agricultura».


O Livro Branco apresentado pela Comissão Europeia identifica quatro pilares fundamentais para a estratégia europeia: construção de uma maior base de conhecimento sobre o tema; integração dos impactes das alterações climáticas nas políticas sectoriais da UE e dos Estados-membros; novas formas de financiamento, como seguros; fortalecimento do papel que a UE desempenha actualmente em termos de ajuda pública ao desenvolvimento, sendo o principal doador internacional. O governante português considera que o País está «genericamente de acordo com as principais propostas apresentadas pela Comissão no Livro Branco».

Sem comentários:

Enviar um comentário