O ministro do Ambiente defende a introdução de portagens à entrada das grandes cidades como, por exemplo, Lisboa e Porto. Francisco Nunes Correia considera que este é um caminho inevitável tendo em conta a trajectória das cidades mais desenvolvidas na Europa.
O ministro do Ambiente defende a introdução de portagens à entrada das grandes cidades como, por exemplo, Lisboa e Porto. Francisco Nunes Correia considera que este “é um caminho inevitável tendo em conta a trajectória das cidades mais desenvolvidas na Europa”.
O ministro explicou aos jornalistas que esta forma de penalização pode ser feita através das portagens ou nas entradas das cidades.
“Em Londres está a ser um modelo de sucesso porque é que aqui não iria ser?”, salientou Nunes Correia à margem da assinatura de um protocolo de cooperação com a Galp Energia no âmbito do programa de mobilidade sustentável.
Ainda assim, o governante admitiu que este não é o momento certo para avançar com a medida dizendo que antes disso é preciso sensibilizar os municípios e sobretudo as populações.
Neste contexto, Nunes Correia disse que as medidas que estão a ser adoptadas pela Galp Energia e pela Carris, por exemplo, “vão no caminho certo”.
A Galp Energia lançou recentemente um program de “car sharing” através do qual promove a utilização partilhada de automóveis individuais.
Já a Carris tem um programa de “car pooling” em que os utilizadores podem alugar carros por períodos curtos através do cartão Lisboa Viva.
O protocolo, assinado esta manhã, entre a Galp Energia e o Ministério do Ambiente visa “encontrar soluções concretas para uma utilização mais racional da energia”. E em particular “serão priveligiadas acções que promovam e incentivem a partilha de viaturas particulares com significativos benefícios para o orçamento familiar dos portugueses para a economia e para o ambiente”, disse o presidente da petrolífera Ferreira do Oliveira.
In Jornal de Negócios Online de 30/3/09
Sem comentários:
Enviar um comentário