A conservação da primeira gruta classificada como património de interesse nacional está em risco devido à construção de uma estrada de acesso a uma torre de controlo marítimo, na Arrábida.
De acordo com o Núcleo de Espeleologia da Costa Azul (NECA), as obras provocaram uma derrocada que destruiu formações únicas como uma estalagmite em forma de árvore.
"Como é possível que se deixe construir junto a uma zona destas, sem estudos de impacte ambiental e sem prever os danos que se podem causar?", questiona o presidente do NECA, Francisco Rasteiro.
Apesar de estar classificada como a única do género em toda a Península Ibérica, a gruta do Zambujal, descoberta em 1978, "nunca teve uma protecção adequada", tendo nos últimos anos sido alvo de actos de pilhagem e vandalismo que agravaram o seu estado de degradação, lamenta o responsável, atribuindo responsabilidades ao Parque Natural da Arrábida e ao Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).
Questionado pelo jornal Sem Mais, fonte do ICNB garante, no entanto, que a derrocada "foi no exterior e não afectou os valores no interior" da gruta, que foi, entretanto, "vedada por motivos de segurança", podendo apenas ser visitada para "efeitos científicos".
In Expresso.pt, 30-03-09
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário