segunda-feira, 30 de março de 2009

Águia-Imperial Abatida a Tiro


"Foi encontrado morto numa área abrangida por uma Zona de Caça Associativa, um macho de águia-imperial, exemplar que tinha nidificado com sucesso na área de Castro Verde. A águia-imperial é uma ave de rapina com o estatuto de "Em Perigo de Extinção". Segundo o ICNB a necropsia da ave revelou que foi abatida a chumbo com tiro de caçadeira, estimando que a morte tenha ocorrido entre os dias 21 e 23 de Fevereiro. Este triste acontecimento é altamente penalizante para a imagem dos caçadores portugueses e para os concessionários de zonas de caça."


in Caça - Cães e Caça n.º 138 - Abril 2009



Não deixa de ser curioso e contraditório que tenhamos que explorar as "revistas do inimigo" para encontrar menção a este crime ambiental cuja culpa até agora morreu solteira, pelo menos tanto quanto se sabe.

Na verdade, continuamos a assitir a pouca sensibilidade da imprensa generalista, independentemente da tutela ser dos animais ou ambiente a não ser quando seja um acontecimento digno de nota pelos interesses políticos económicos ou outros que ao ambiente possam estar associados.

A tutela ambiental no seu estado mais puro e selvagem merece o protagonismo que lhe continua a ser negado. Parece que afinal, reservar, proteger e criminalizar de pouco ou quase nada tem vindo a servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário