A Dinamarca decidiu lançar uma consulta popular aos cidadãos de todo o mundo para que apresentem ideias para a conferência internacional sobre o clima, que se realiza em Dezembro em Copenhaga.
A proposta foi lançada pelo Conselho de Tecnologia e pelo Instituto de Cultura da Dinamarca.
A consulta, que se celebra a 26 de Setembro, incide sobre algumas das questões que serão discutidas na cimeira e agrupadas em três áreas temáticas: objectivos de política climática, partilha de responsabilidades e mecanismos de política do clima.
Baptizada como "WWViews", a iniciativa foi concebida como uma aliança global de pessoas e instituições, incluindo agências governamentais, organizações não governamentais e universidades de pelo menos 44 países, incluindo Espanha, Bolívia, Costa Rica, Uruguai, China, Índia, Brasil, Rússia, Indonésia, Estados Unidos, Alemanha, França e Reino Unido.
Em cada país, a consulta envolverá cerca de uma centena de cidadãos, que representam a diversidade demográfica e regional.
Os participantes votarão sobre questões concretas e apresentarão propostas que serão divulgadas pela Internet.
No final, as propostas serão encaminhadas para os conferencistas da cimeira de Copenhaga, onde é esperada a assinatura de um novo acordo que substitua o Protocolo de Quioto, vigente até 2012.
In "www.Lusa.pt" 25.03.2008
Sem comentários:
Enviar um comentário